OSBJ

Nossos Professores

Maestro Antônio Afonso - Violoncelo
Nasceu em Oliveira MG, concluiu os cursos de bacharelado e licenciatura em música pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1996. Pela mesma instituição, em julho de 2004, obteve o título de mestre em música com dissertação intitulada Valsas de Francisco Mignone: "Transcrição e edição para o Violoncelo". De 1990 a 1994 foi integrante da Orquestra Sinfônica da PMMG. De 1996 a 2003 foi integrante da Orquestra de Câmara do UNI-BH. Como integrante da Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita realizou concertos em Paris. Foi Professor da Casa de Música da Cidade de Ouro Branco-MG de 2000 a 2005. Foi professor na associação Orquestra Jovem da Cidade de Ipatinga-MG. Foi professor de violoncelo da Orquestra Jovem de Contagem. Atualmente é Maestro, coordenador e diretor artístico da Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia. É músico instrumentista da Orquestra Sinfônica de Minas gerais. É professor do Colégio Santa Maria Coração Eucarístico. É professor de violoncelo do Instituto Inhontim. Mantém atividade camerística com grupos de diversas formações em Belo Horizonte-MG. É coordenador do coral e orquestra Lyrical Music Produções Musicais. Tem experiência na área de educação musical, Artes e Instrumentação Musical.
Professor André Lodi - Violino
Nascido em Belo Horizonte-MG em 1979, aos 11 anos se iniciou no violino com Rodolfo Padilla, prosseguindo seus estudos com Edson Queiroz. Fez o Curso de Formação Musical da EMUFMG com Eliseu Barros e Max Teppich, de quem foi aluno durante 10 anos, 4 deles no curso de Graduação-Bacharelado em Violino/UFMG. Como bolsista e aluno, participou da orquestra sinfônica da universidade. Frequentou masterclasses, cursos e alguns dos principais festivais de música do Brasil - inclusive sendo bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão em 2000 e 2003 -, sendo orientado por grandes músicos como Ludmilla Vinecka, Paulo Bosísio, Eduardo Hubert, Jerzy Milewski, Leopold La Fosse (EUA), Betina Stegman, Laércio Diniz, Cecília Guida, Ole Bohn (Noruega), Elisa Fukuda, Erich Lehninger, Vesselin Gellev (Bulgária), Michel Bessler, Sergej Kravchenko (Rússia), Igor Sarudiansky, Cláudio Cruz, Sarah Vallevick (Dinamarca), Marcelo Gershfeld, David Taylor (EUA), Daniel Guedes, Martin Tuksa, Alejandro Drago (Argentina), Levon Ambartsumian (Rússia) e Eliane Tokeshi, de quem foi aluno durante 3 anos. Em dezembro de 2000, apresentou o Concerto No 1 de Max Bruch em seu Concerto de Formatura (Graduação-UFMG). Entre 2001 e 2003 participou da Orquestra Experimental da UFOP (Ouro Preto-MG), realizando a gravação do CD "Bandoneon" do compositor e bandeonista argentino Rufo Herreira. Foi integrante do Quinteto Dialeto, grupo especializado na obra de Piazzolla, com o qual ganhou o prêmio BDMG Jovem Músico durante dois anos consecutivos. Toca frequentemente na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Como professor de violino, lecionou no Núcleo Musical Villa-Lobos, em Belo Horizonte, na Associação de Música Pio X e na Escola de Música Fermata, em Jundiaí-SP.


Professor Fernando - Contrabaixo
Músico contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais desde 1994. Professor de contrabaixo no projeto da Mannesmann desde 2010.
Como músico popular desenvolveu trabalhos como: Compositor (Disco: Encontros Inusitados de Rita Silva, música: De Frente pro Infinito)., arranjador (Disco Lyrical Jazz), produtor musical (Disco Conto dos Girassois e Fab Palladino), como músico gravou os discos do Quinteto Tempos; Tocata Del Alba; Toda Música e Balada para um Louco com Sylvia Klein e Wagner Sander.; o disco Tô Nessa do Trombonista Paulo Lacerda e recentemente gravou com Gabriel Guedes. Acompanhou artistas como Elza Soares, veja em portifólio/vídeos www.estudioverdelimao.com.br. No projeto Antes Arte do que Tarde da musicista Claudia Cimbleres acompanhou artistas como Sá e Guarabira, Toninho Horta, Lô Borges, Décio Marques. Expôs (Defesa de Pesquisa) no VI Congresso de La Rama Latinoamerica de La Associación Internacional para El Estudio de La Música Popular (IASPM-AL). Participação da X bienal de Música Brasileira Contemporânea (RJ).
Professor Alex Alves - Viola
Formação Acadêmica:
- 1989: Iniciou seus estudos em Viola na Escola de Formação de Instrumentistas de Corda (EFIC), curso ministrado pelo SESI;
- 1992: Curso de Inverno de Música de Ouro Preto;
- 1993/1995: Curso de Inverno de Músiac de Juiz de Fora;
- 1999/2006: Curso de Graduação em Viola (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Participou de Master Classes com os professores: Luiz Henrique Fiaminghi; Marco Antônio Lavigne; Raynor Mooge; Renato Bandel.
- 2010/2011: Curso de Pós-Graduação em Música Brasileira pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
Experiência Profissional:
- É membro efetivo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Aprovado no concurso em 2001;
- Atua como professor de viola na Escola de Música de Santa Bárbara;
- Atua como músico violista em grupos de música de câmara;
- Atuou nas Orquestras Jovens do Sesi e da UFMG;
- Atuou como músico bolsista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG (1999-2004);
- Atuou como chefe do naipe de viola na Orquestra Experimental de Ouro Preto (2000-2005), onde participou da gravação de CD e DVD.


Professor Márcio - Violino